O curso História da Moda tem como objetivo proporcionar uma visão abrangente da evolução da moda ao longo do tempo, analisando suas influências sociais, culturais, políticas e econômicas. Os alunos terão acesso à moda na Antiguidade e Idade Média e seu desenvolvimento através dos séculos (XVII à XIX), as rupturas e inovações do século XX, à moda contemporânea e às tendências globais, Através do estudo dos principais estilos, tecidos, silhuetas e personalidades da moda, os alunos desenvolverão um repertório sólido para compreender a relação entre vestuário, identidade e comportamento.
Objetivo
O curso visa proporcionar uma compreensão aprofundada da evolução do vestuário e das tendências de moda ao longo do tempo, explorando as influências sociais, culturais, políticas e econômicas que moldaram a moda em diferentes períodos. Através de uma abordagem cronológica e analítica, os alunos acessarão o estudo dos estilos, tecidos, silhuetas e ícones que marcaram a história da moda, desde a antiguidade até os dias atuais. O curso incentiva a análise crítica sobre a relação entre moda e identidade, comportamento e inovação e estimula o desenvolvimento de um olhar apurado para identificar referências históricas no design contemporâneo, compreendendo como o passado influencia as criações do presente e do futuro. O curso é essencial para quem deseja ampliar seu repertório cultural, aprimorar seu estilo de vestir e, também, embasar e fortalecer a atuação profissional no mercado da moda e da consultoria de imagem, com conhecimento histórico e embasamento teórico sólido.
Estrutura do curso
Módulo I: Introdução à História da Moda;
Módulo II: Moda na Antiguidade e Idade Média;
Módulo III: Moda na Idade Moderna. Renascimento, Barroco, Rococó;
Módulo IV: Moda na Idade Contemporânea (Século XIX). Império, Romantismo, Era Vitoriana e Belle Epóque.
Módulo V: Moda na Idade Contemporânea (Século XX). As décadas da Moda. Anos 20, 30, 40, 50, 60, 70.
Módulo VI: Moda na Idade Contemporânea (Século XX e XXI). Anos 80, 90, 2000. Globalização, Fast Fashion, Mídias Sociais e Sustentabilidade.
Obs.: Em todos os módulos será aplicada teoria em sala de aula.