Objetivo:
O curso objetiva realizar a tradução da linguagem técnica contábil para algo acessível ao advogado — sem exigir conhecimento prévio em finanças.
Objetivo:
O curso objetiva realizar a tradução da linguagem técnica contábil para algo acessível ao advogado — sem exigir conhecimento prévio em finanças.
Advogados, bacharéis ou alunos que estejam cursando o último ano de graduação que necessitem aprender as noções básicas de contabilidade para o desempenho de suas atividades profissionais.
Ementa:
1- Conceito, Objetivos e Usuários da Contabilidade;
Introdução à contabilidade como instrumento de informação e controle. Análise do papel da contabilidade nas organizações e seus principais usuários.
2- Princípios Fundamentais da Contabilidade: Entidade. Oportunidade, Continuidade, Registro, Atualização, Competência e Prudência;
Estudo dos princípios fundamentais da contabilidade
3- Aspecto Qualitativo e Qualitativo do Patrimônio
Compreensão da estrutura patrimonial: bens, direitos e obrigações
4- Noções de Débito, Crédito e Saldo
5- Demonstração do Resultado do Exercício
Leitura e análise da DRE. Identificação de receitas, custos e despesas. Relevância na apuração de lucros, distribuição de dividendos, responsabilização por má gestão e provas em litígios.
6- Balanço Patrimonial
Estudo detalhado do ativo, passivo e patrimônio líquido. A importância do balanço em processos de falência, recuperação judicial, dissolução societária e execução fiscal.
7- Análise das Demonstrações Contábeis (Análise Horizontal e Análise Vertical)
Introdução às técnicas de Análise Horizontal e Vertical. Utilização dos indicadores contábeis na identificação de fraudes, avaliação de solvência e capacidade financeira de empresas envolvidas em demandas judiciais.