Objetivo
Orientar uma experiência teórico-prática sensível e reflexiva, partindo de análises de conceitos atuais e leitura de trabalhos artísticos contemporâneos que respondem às emergências (sociais, políticas, climáticas) da sociedade brasileira, para, em seguida, conceber projetos artísticos próprios a partir das reflexões produzidas ao longo do curso.
Estrutura do curso
Módulo 1 – Aula única com 3 horas de duração.
A relação arte e contexto: quando a arte passou a responder às demandas sociais e políticas do seu tempo, ou seja, teve reconhecida o seu papel público numa coletividade? Aqui, partimos de análises dedicadas de trabalhos artísticos de alta relevância histórica, para verificar como, mesmo sob momentos e ideologias da opressão, a produção artística esteve antenada às necessidades públicas de diferentes sociedades.
Módulo 2 – Aula única com 3 horas de duração.
Arte contemporânea e contrariedade: o que motivou e motiva os inúmeros agentes culturais que, no último século, fizeram de sua produção artística uma plataforma para expor e denunciar as rachaduras e incoerências em nossa vida pública? Novamente apoiados na história e na teoria das artes visuais, iremos trabalhar com estudos de caso de artistas ocidentais e orientais, encarando suas produções como respostas às emergências sociais de seus respectivos contextos.
Módulo 3 – Aula única com 3 horas de duração.
Memórias que tentamos enterrar estão pulando em nossa frente: por que será que, em décadas recentes, não paramos de elaborar sobre eventos traumáticos de séculos atrás? Por que a arte contemporânea, especialmente a brasileira, resolveu revirar sua história e rever suas antigas narrativas? Que força isso tem, para transformar a sociedade? Vamos discutir origens, tensões e potências das produções decoloniais nas artes visuais.
Módulo 4 – Duas aulas, com 3 horas de duração cada.
Construindo respostas às questões que nos rodeiam: a partir das referências e discussões dos encontros anteriores, os participantes do curso vão se debruçar na produção de um projeto artístico próprio (que não precisará, necessariamente, ser executado). Compreenderão o ferramental reflexivo e prático necessário para projetar um trabalho artístico e viabilizar sua apresentação conceitual e visual. Ao longo de dois encontros, participantes irão estruturar, construir e apresentar suas propostas.