Capacitar educadores a implantar ações práticas de escuta ativa em suas instituições, utilizando abordagens simples da Voz do Cliente (VOC) para obter feedback de alunos e responsáveis, promovendo melhorias estratégicas e imediatas.
															Capacitar educadores a implantar ações práticas de escuta ativa em suas instituições, utilizando abordagens simples da Voz do Cliente (VOC) para obter feedback de alunos e responsáveis, promovendo melhorias estratégicas e imediatas.
Módulo 1 – Fundamentos da Escuta Ativa na Educação
• Diferença entre escutar e ouvir
• O que é a Voz do Cliente (VOC) na escola
• Por que escutar: benefícios para retenção, satisfação e inovação
• Jornada do aluno: o que é e como mapear
Atividade prática: mapeando a jornada do aluno
Módulo 2 – Ferramentas e Práticas de Escuta
• Tipos de escuta: formal, informal, digital e presencial
• Modelos de instrumentos: pesquisas simples, caixas de escuta, entrevistas rápidas
• Mapeando pontos de contato na jornada do aluno
Atividade prática: elaboração de iniciativas de escuta personalizadas a partir da jornada
Módulo 3 – Do Feedback à Ação
• Coleta e organização das informações
• Como definir prioridades (matriz impacto/esforço)
• Como devolver o que foi escutado para a comunidade
• Pequenas ações que geram grandes impactos
Atividade prática: desenvolvimento de um plano de ação para implantação imediata
Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, líderes administrativos e acadêmicos de instituições de ensino.
															
															
															
															©2025 – PUCPR – Todos os direitos reservados – Aviso de privacidade